segunda-feira, 3 de agosto de 2009

VIDA E NÃO MORTE

Bom, o meu objetivo é, a partir de hoje, de uma forma alternada para as suas leituras, apresentar o plano de Deus para a vida do homem, concretizado na pessoa de Jesus, sua morte e sua ressurreição. Quando falo sobre isso, quero lembrá-lo de que Deus não brincou de criar o homem, mas sim, o fez com propósitos claros e definidos. Ao criar, Deus deu uma grande demonstração de amor pela raça humana. E este amor começa em Gênesis.
Como os pais preparam o mundo exterior para o recebimento de um bebê, Deus, antes de trazer o homem ao mundo, preparou-o com o que havia de melhor, para o seu mais ilustre habitante:
O PREPARO
a) Gênesis começa dizendo que “No princípio criou Deus os céus e a terra...”. Daí por diante, o Senhor foi, a partir do nada, criando todas as maravilhas, que tanto usamos hoje, e poucas vezes refletimos sobre o seu valor. Criou a luz, as águas ( rios e mares ), o firmamento, a parte seca ( terra ), plantas ( todas as espécies ), sol, lua, dia e noite, peixes, animais, etc. Tudo perfeito. ( Gênesis 1: 1-26 ).
A CHEGADA DO HOMEM
“Agora vamos fazer os seres humanos, a nossa imagem e semelhança. Eles terão poder sobre os peixes e sobre os animais que se arrastam pelo chão. Assim Deus criou os seres humanos: Eles foram criados à imagem de Deus. Homem e mulher os criou” ( Gn. 1:26,27 ). A Bíblia ainda complementa dizendo que Deus achou muito bom o que criou.
Deus fez um jardim e pôs nele o homem e a mulher, afim de que nele vivessem e dele cuidassem. DEUS NÃO CRIOU O HOMEM PARA MORRER. Deus não tinha plano de morte para o homem, ainda que, por sua onisciência, soubesse que isto viria a acontecer.
O PECADO, A QUEDA E A MORTE
Em desobediência a ordem de Deus, Adão e Eva comeram a fruta da árvore que estava no meio do jardim ( Gn. 3 ). Muitos questionam o porque desta árvore. O que deve ser observado não é isto, mas sim a desobediência do casal. Deus é soberano e no jardim havia o suficiente para todas as suas necessidades. O importante era tão somente obedecer. Considerando as diferenças das conseqüências, vale chamar a atenção para o “ que fazemos com as advertências que recebemos em nossos dias?”.
O fato resultante da desobediência foi a queda do homem da presença de Deus e na seqüência a sua morte ( não imediata, mas o homem passou a morrer – experimentar a morte ).
Com o pecado da desobediência, o homem perdeu a comunhão com Deus. Não tenho dúvida que este foi o acontecimento mais triste que a humanidade experimentou,em todos os tempos ( ainda que na vida de nossos pais Adão e Eva ): Afastamento de Deus; sofrimento; morte. MAS DEUS AINDA ASSIM, NÃO DEIXOU DE AMAR O HOMEM! ( continua amanhã... ). Pr. Norival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário