quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O que acho...


A alguns dias atras, acompanhei parte de uma entrevista concedida pelo “apóstolo” Morris Cerullo ao pastor Silas Malafaia. E, durante a longa entrevista, Cerullo, um grande incentivador do movimento neo-pentecostal da Teologia da Prosperidade, apelava aos ouvintes que durante o programa dessem uma oferta de $ 900,00, fazendo inclusive toda uma propaganda sobre o número 9, como sendo o número da plenitude. Inicialmente, o pastor Silas Malafaia deu uma palavra dizendo que, quem o conhece sabe que ele não permitiria esse momento, se de fato, não sentisse a aprovação de Deus.
Preocupa-me esta atitude do Pastor Malafaia, visto que, das tantas declarações e mesmo mensagens que o ouvi proclamando, sempre percebi um grande apelo de sua parte, a fim de que o ouvinte viva plenamente sob uma dependência de Deus, em todas as coisas que norteiam a sua vida: Grandes mensagens para a família, grandes encontros nitidamente evangelísticos, grandes discursos contra leis e instituições que colocam a Palavra de Deus abaixo de seus próprios interesses. Para mim, o pastor Malafaia sempre se posicionou claramente a favor da Palavra de Deus.
Por outro lado, quando o vejo abrindo espaço em seu programa para a chamada Teologia da Prosperidade, penso que assim o fez, por talvez seus empreendimentos missionários estarem financeiramente danificados e por isso ele tenha tomado a decisão de se enveredar para as mesmas práticas de tantos outros que vemos por aí, fazendo da igreja um meio para dar uma guinada na situação financeira de seu projeto missionário. Não creio que isso seja verdade, e se o for, certamente não será a melhor decisão, bem como, particularmente, me entristecerá muito.
Pelos apelos que a Palavra de Deus nos faz com relação á nossa fidelidade financeira e as bênçãos provenientes deste ato de fidelidade, não tenho dúvida, que de fato, Deus tem algo muito especial para aquele que oferta com liberalidade. Isto nos está explícito tanto no Novo quanto no Antigo testamento. Só que, antes de qualquer fundamentação da fé baseada na generosidade em ofertar, a Bíblia nos ensina sobre uma oferta plena de nossa vida a Deus, reconhecendo-o como nosso Salvador e Senhor Pessoal. É neste coração convertido que Deus trabalha a sua disposição em ofertar liberalmente. Em suma, primeiro cuidamos para que o homem tenha um encontro genuíno e pessoal com Deus, e depois Deus trabalhará o seu coração para o ato de ofertar. Aliás, levar alguém aos pés de Cristo, a ser um adorador consciente, deve ser o nosso primeiro passo como Cristão.
Desejo que o ministério do pastor Silas Malafaia esteja comprometido com as verdades de Deus, como sempre o tem sido a anos, e há de muito nos inspirar com suas mensagens centradas e comprometidas com a Palavra de Deus. Creio que será desta forma que Deus sempre lhe garantirá os recursos necessários para a manutenção de seu ministério, o qual tem abençoado não somente o nosso Brasil, mas o mundo. Assim espero. Pr. Norival.

Nenhum comentário:

Postar um comentário