quarta-feira, 29 de julho de 2009

PILARES PARA A MINHA VIDA - 2


2) FAMÍLIA:
Para que estejamos bem com a nossa família, necessitamos primeiramente estar bem com Deus. As bênçãos de Deus para a família não significa ausência de sofrimentos oriundos de diversas fontes. Estando em comunhão com Deus, Ele nos ajudará a superar as provações, mantendo um relacionamento de amor na família.
A família é a base da sociedade e a extensão da Igreja. Isto significa que, se a família não vai bem, não podemos esperar uma sociedade justa, amorosa, compreensiva, ou mesmo envolvida com as necessidades uns dos outros.
Deus formou a primeira família, a partir de Adão e Eva – Gênesis 2:20 – 25 . Isto objetivava atender algumas necessidades básicas:
a. Que precisamos de companhia – Gn. 2:18
b. Que a família existe também para que as pessoas se correspondam, se comuniquem;
c. Que a família existe para adorar a Deus – Josué 24:15
01. A Bíblia ensina alguns passos ( recomendações ) para que a família viva bem :
Esposas e maridos: “ Respeitem uns aos outros, pelo respeito que tem por Cristo”. Ef. 5:21
Esposa: “Esposa, obedeça ao seu marido, como você obedece ao Senhor.” ( Ef. 5:22 ). Esta ordem coloca sobre o marido a grande responsabilidade de ser o sacerdote, o exemplo, o orientador espiritual da esposa e da família.
Maridos: “ Marido, ame a sua esposa, assim como Cristo amou a igreja e deu a sua vida por ela”. Amor sacrificial e incondicional. ( Ef. 5:25 )
Pais: “ Pais, não tratem seus filhos de um jeito que faça com que eles fiquem irritados. Pelo contrário, vocês devem cria-los com a disciplina e os ensinamentos cristãos”. Ef. 6:4.
Pais ( como diáconos – líderes espirituais ): “ O diácono deve ter somente uma esposa e ser capaz de governar bem os seus filhos e toda a sua família. Pois o diácono que faz um bom trabalho, conquista o respeito dos irmãos na fé e é capaz de falar com coragem sobre sua fé em Cristo Jesus”. (I Timóteo 3:12,13 )
Filhos: “ Filhos, o dever cristão de vocês é obedecer ao seu pai e à sua mãe, pois isto é certo”. ( Ef. 6:1 )
É verdade, portanto, que ao mesmo tempo que Deus ama a família e dela cuida, dando os suprimentos básicos para a sua sobrevivência e subsistência, também o Diabo tem lançado seus inflamados dardos malígnos sobre os seus componentes. Pai ( homem ), conduza a sua família em direção ao alvo, que é Deus. É sua responsabilidade. Aliás, no Salmo 127:4, encontramos a afirmação de que "os filhos são como flechas na mão do soldado". Somos nós que damos a direção espiritual aos nossos filhos e ajudamos nossa esposa.
Sugestões importantes:
a.Cada membro da família deve ter a sua vida devocional com Deus – diariamente;
b.Como família, devem orar e ler a Bíblia, juntos ( culto doméstico );
c.Como família, devem se comprometer a estarem na Casa de Deus ( Igreja );
d.É responsabilidade do líder da casa levar a sua família aos pés de Cristo.
...............próximo pilar, amanhã........................................

Pr. Norival

Nenhum comentário:

Postar um comentário